Patrões não devem exigir presença dos funcionários, recomenda MPT

NEVISAT da Secretária de Saúde lança formulário de notificação de acidentes de trabalho graves
13 de dezembro de 2016
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Dia Mundial da Saúde
10 de abril de 2017

Patrões não devem exigir presença dos funcionários, recomenda MPT

O Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo publicou nota nesta quarta-feira (8) recomendando aos patrões que não exijam a presença dos funcionários em seus postos de trabalho. Segundo o órgão, a recomendação é baseada na falta de segurança e de transporte público no Estado.

A recomendação vale para empresas privadas e também para órgãos públicos. Segundo a nota, empregadores só devem exigir presença dos funcionários se puder resguardar a integridade física durante o expediente e também transporte seguro até suas casas.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA

O Ministério Público do Trabalho, com fundamento nos artigos 127 e 129 da Constituição Brasileira e no artigo 6.°, XX, da Lei Complementar n.º 75, de 20 de maio de 1993, considerando a notória crise de segurança pública por que passa o Estado do Espírito Santo e a falta de transporte público eficiente nos últimos dias, em nome dos direitos à vida, à dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho, recomenda, por meio da presente nota, que os empregadores, públicos ou privados, se abstenham de exigir a presença de seus empregados nos estabelecimentos e demais postos de trabalho sem a garantia de que lhes seja resguardada a integridade física e o transporte seguro até suas casas.

Fonte: http://beta.gazetaonline.com.br